Elitserv | Histórias de Camarões

Histórias de Camarões

Camarões

país na África Central
République du Cameroun(francês)
Republic of Cameroon(inglês)

República dos Camarões
Bandeira dos Camarões
Brasão de armas dos Camarões
Bandeira Brasão de Armas
Lema: “Paix – Travail – Patrie” (“Paz, Trabalho, Pátria”)
Hino nacional“Chant de Ralliement”

 

Gentílico: camaronense, camaronês(a)[1]
Localização República dos Camarões
Capital Yaoundé
3° 52′ N11° 31′ E
Cidade mais populosa Douala
Língua oficial Francês eInglês
Governo Repúblicapresidencialista
 – Presidente Paul Biya
 – Primeiro-ministro Joseph Ngute
Independência da França e doReino Unido
 – Independência da França 1º de janeiro de1960
 – Independência do Reino Unido 1º de outubro de1961
 – Unificação 1º de outubro de1961
Área
 – Total 475.442km² (52.º)
 – Água (%) 1,3
 Fronteira Nigéria (N e W),ChadeRepública Centro-Africana(E), República do CongoGabão,Guiné Equatorial(S)
População
 – Estimativa para 2015 23 739 218 [2]hab. (53.º)
 – Densidade 49,9 hab./km² (97.º)
PIB (base PPC) Estimativa de2007
 – Total US$ : 40,010 bilhões (90.º)
 – Per capita US$ : 2.088 (135.º)
IDH (2019) 0,563 (153.º) – médio[3]
Gini (2001) 44,6[4]
Moeda Franco CFA(XAF)
Fuso horário (UTC+1)
 – Verão (DST) não observado(UTC+1)
Clima Tropical esemiárido
Org. internacionais ONUUA,Francofonia,Comunidade das Nações,CEMAC
Cód. ISO CMR
Cód. Internet .cm
Cód. telef. +237
Websitegovernamental http://www.prc.cm/
Mapa República dos Camarões

Camarões, oficialmente República dos Camarões (em francêsRépublique du Cameroun; em inglêsRepublic of Cameroon), é um país da região ocidental da África Central. Faz fronteira com a Nigéria a oeste; Chade a nordeste;[5] República Centro-Africana a leste; e Guiné EquatorialGabão eRepública do Congo, ao sul. O litoraldos Camarões encontra-se no Golfo do Biafra, parte do Golfo da Guiné e doOceano Atlântico. O país é muitas vezes referido como “África em miniatura”, pela sua diversidade geológica e cultural. Recursos naturais incluem praias, desertos, montanhas, florestas tropicais e savanas. O ponto mais alto é o Monte Camarões no sudoeste, e as cidades mais populosas são Douala, a capital Iaundé (em francês, Yaoundé) eGaroua. Os Camarões são o lar de mais de 200 grupos linguísticos diferentes. O país é conhecido por seus estilos musicais nativos, especialmentemakossa e bikutsi, e pela sua bem-sucedida seleção nacional de futebol.Francês e inglês são as línguas oficiais.

Os antigos habitantes do território incluem a civilização Sao em torno doLago Chade e os caçadores-coletores Baka nas florestas tropicais do sudeste.Exploradores portugueses chegaram ao litoral no século XV e nomearam a área de Rio dos Camarões, que se tornouCameroon em Inglês. Os soldados fulasfundaram o Emirado Adamawa, no norte, durante o século XIX, e vários grupos étnicos do oeste e noroeste estabeleceram tribos poderosas e fondoms. Os Camarões foram elevados à categoria de colônia alemã em 1884, sendo conhecidos então como “Kamerun” .

Após a Primeira Guerra Mundial, o território foi dividido entre a França e aGrã-Bretanha como mandatos da Liga das Nações. A Union des Populations du Cameroun (UPC) é um partido político que defendeu a independência, mas o partido foi proibido pela França em 1950. O país travou uma guerra contra as forças militantes franceses e da UPC até 1971. Em 1960, a parte dos Camarões administrada pelos franceses tornou-se independente como a República dos Camarões sob a presidência de Ahmadou Ahidjo. A parte sul dos Camarões Britânicos fundiu-se com o Camarões francês em 1961 para formar a República Federal dos Camarões. O país foi renomeadoRepública Unida dos Camarões em1972 e a República dos Camarões, em1984.

Em comparação com outros países africanos, os Camarões gozam de estabilidade política e social relativamente alta. Isso permitiu o desenvolvimento da agricultura, estradas, ferrovias e grandes indústrias de petróleo e madeira. No entanto, um grande número de camaroneses vivem na pobreza como agricultores de subsistência. O poder está firmemente nas mãos do presidente autoritário a partir de 1982Paul Biya, e do Movimento Democrático Popular dos Camarões. Os territórios anglófonos dos Camarões têm crescido cada vez mais alienado do governo, e os políticos daquelas regiões têm chamado para uma maior descentralização e mesmo a separação (por exemplo, o Conselho Nacional dos Camarões do Sul) dos antigos territórios governados pelos britânicos.

Outros Serviços

Contrate Aqui os nossos funcionários. Resolva aqui o seu problema de RH e de Gestão na sua empresa,
no seu condomínio, na sua loja, shopping, hotel, pousada, chácara, galpão e indústria.
Translate »
COPYRIGHT © 2018 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS