Elitserv | Historia da Bósnia e Herzegovina

Historia da Bósnia e Herzegovina

Bósnia e Herzegovina

país da Europa
Bosna i Hercegovina
Боснa и Херцеговинa

Bósnia-Herzegovina
Bandeira da Bósnia-Herzegovina
Brasão da Bósnia-Herzegovina
Bandeira Brasão de armas
Lema: Vojnici se bore za federaciju(do Bósnio “As tropas estão a lutar pela federação)
Hino nacional: Intermeco(“Intermezzo”)
Gentílico: bósnio
Localização da Bósnia-Herzegovina

Localização da Bósnia-Herzegovina (em vermelho).

Capital Sarajevo
43º52’N 18º25’E
Cidade mais populosa Sarajevo
Língua oficial Bósnio, croata esérvio
Governo República parlamentarista federal tripartida[1]
 – Alto Representante Christian Schmidt1
 – Membros da Presidência Željko Komšić2
Milorad Dodik3
Šefik Džaferović4
 – Presidente do Conselho de Ministros Zoran Tegeltija
Independência História
 – Formada 29 de agosto de1189
 – Reino estabelecido 26 de outubro de1377
 – Independência perdida para oImpério Otomano 1463
 – Independência da Iugoslávia 1 de março de1992
 – Reconhecida 6 de abril de 1992
Área
 – Total 51 197 km² (127.º)
População
 – Estimativa para 2016 3 861 912[2]hab. (129.º)
 – Censo 1991 4 377 033 hab.
 – Densidade 69 hab./km²
PIB (basePPC) Estimativa de 2016
 – Total US$ 42 530 milhões (113.º)
 – Per capita US$ 11 000 (137.º)
IDH (2019) 0,780 (73.º) – alto[3]
Moeda Marco convertível(BAM)
Fuso horário Horário da Europa Central(UTC+1)
 – Verão (DST) CEST (UTC+2)
Org. internacionais Conselho da Europa, CEFTA
Cód. ISO BIH
Cód. Internet .ba
Cód. telef. +387
Mapa da Bósnia-Herzegovina
1Não é membro do governo; o Alto Representante é um supervisor internacional civil do cumprimento do Acordo de Paz de Dayton no país. Tem poder para demitir tanto agentes eleitos como não eleitos e para promulgar legislação.
2Atual líder da presidência; croata.
3Atual membro da presidência;sérvio.
4Atual membro da presidência;bósnio.

A Bósnia-Herzegovina (ou Bósnia e Herzegovina) (ou, de forma abreviada,Bósnia;[4][5] em bósnio, croata e sérvio:Bosna i Hercegovina, pronunciadoAFI[bôsna i xěrt͡seɡoʋina]; em alfabeto cirílico: Босна и Херцеговина) é umarepública federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Jugoslávia, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no mar Adriático. Sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) – que é uma república federal de facto – e a República Sérvia – um estado unitário (também conhecida como República Srpska, que não deve ser confundida com a Sérvia propriamente dita).

A república independente está dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional, uma região de montanhas que encontra-se sob a cobertura das densas florestas;Herzegovina, na parte meridional, compõe-se, em sua maioria, de montes rochosos onde a atividade econômicapraticada é a agricultura. Antes daguerra civil, mais de um quinto da população que habitava a Bósnia e Herzegovina se compunha de fazendeiros responsáveis pelo cultivo de frutas cítricas e legumes. A república independente possuía grandes reservas minerais onde eram extraídos bauxita,cobre, ferro, aço, lignito, madeira ezinco. As indústrias de maior importância foram as que fabricavam ferro, aço, couro, alimentos e têxteis, sendo destruídas mais tarde em virtude dos conflitos da guerra civil.

Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia-Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios ecroatas. A maioria dos habitantes que vive no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue ocristianismo (35 por cento segue aIgreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento émuçulmana.

Há 2 000 anos, os ilírios foram os primeiros habitantes da atual Bósnia-Herzegovina. Depois do ano 100, diversos povos passaram a dominar a região; governantes do Império Romano, do Império Bizantino, do Reino da Croácia, do Reino da Hungria e doReino da Sérvia foram ali estabelecidos. Os turcos otomanos foram os governantes da atual Bósnia e Herzegovina entre a segunda metade do século XV e o ano de 1878.

O Império Austro-Húngaro dominou a região em 1878. Em 1914, um estudante nascido no Reino da Sérvia,Gavrilo Princip, assassinou oarquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, emSarajevo, na Bósnia recém anexada ao império. Esse foi o estopim da Primeira Guerra Mundial.

Com o término da Primeira Guerra Mundial, o Reino da Jugoslávia anexou a Bósnia e Herzegovina em 1918. Na época em que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, os soldados da Bósnia e Herzegovina entraram na luta contra tropas da Alemanha Nazi e da Itália fascista que foram responsáveis pela ocupação da terra dos bósnios.

A Bósnia e Herzegovina tornou-se independente em 1992. Depois de ser proclamada a independência do país, eclodiu uma guerra civil, resultando num genocídio que causou a morte de 200 mil pessoas.

Outros Serviços

Contrate Aqui os nossos funcionários. Resolva aqui o seu problema de RH e de Gestão na sua empresa,
no seu condomínio, na sua loja, shopping, hotel, pousada, chácara, galpão e indústria.
Translate »
COPYRIGHT © 2018 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS