Elitserv | História de Chade

História de Chade

Chade

país africano
République du Tchad(francês)
جمهوريّة تشاد (árabe)
(Jumhūriyyat Tshād)

República do Chade
Bandeira do Chade
Brasão de armas do Chade
Bandeira Brasão de armas
LemaUnité, Travail, Progrès
(Francês: “Unidade, Trabalho, Progresso”)
Hino nacionalLa Tchadienne

Gentílico: chadiano(a), chadiense[1]
Localização de República do Chade
Capital Jamena
Cidade mais populosa Jamena
Língua oficial FrancêsÁrabe
Governo República presidencialistasob regime militar
 – Presidente do Conselho Militar de Transição Mahamat Déby Itno
 – Primeiro-ministro Albert Pahimi Padacké
Independência da França
 – Data 11 de agosto de 1960
Área
 – Total 1 284 000km² (20.º)
 – Água (%) 1,9
 Fronteira Líbia (N), Sudão(L), República Centro-Africana(S), Camarões(SO), Nigéria eNíger (O)
População
 – Estimativa para 2016 14 152 314 [2]hab. (73.º)
 – Densidade 11,02 hab./km² (191.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 – Total US$ : 15,950 bilhões (126.º)
 – Per capita US$ : 1 675 (147.º)
IDH (2019) 0,398 (187.º) – baixo[3]
Moeda Franco CFA(XAF)
Fuso horário (UTC+1)
Clima Árido e semiárido
Org. internacionais ONUUA,Francofonia
Cód. ISO TCD
Cód. Internet .td
Cód. telef. +235
Mapa de República do Chade

Chade, também chamado de Tchade(em árabeتشادlit. Tshād‘; em francês:Tchad), oficialmente República do Chade (em árabeجمهوريّة تشاد;romaniz.: Jumhūriyyat Tshād; emfrancêsRépublique du Tchad) é um paíssem acesso ao mar, localizado no centro-norte da África. Faz fronteira com a Líbia a norte, com o Sudão a leste, com a República Centro-Africanaa sul, com Camarões e Nigéria a sudoeste e com o Níger a oeste. Encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas: a zona desérticano norte, o cinturão árido do Sael no centro e a savana sudanesa fértil nosul. O Lago Chade, do qual o país obteve o seu nome, é o segundo maior corpo de água da África e o maior do país. O ponto mais alto do Chade é oEmi Koussi no Deserto do Saara. Sua capital e cidade mais populosa éJamena. O país abriga mais de duzentas etnias. Os idiomas oficiais são o árabe e o francês, enquanto asreligiões oficiais são o islã e ocristianismo.

No princípio do 07º milênio antes donascimento de Cristo, populações numerosas ocuparam o território chadiano. Em fins do primeiro milênio antes de Cristo, vários estados e impérios desapareceram na zona central do país, todos eles dedicados a controlar as rotas do comércio transaariano que cruzavam a região. Noséculo XIX, com a Conferência de Berlim, a França conquistou e colonizou este território e o incorporou à África Equatorial Francesa. Em 11 de agosto de 1960, a independência foi proclamada, pela liderança de François Tombalbaye. Em 1965, revoltas contra a política do país fizeram com que os muçulmanos da região norte entrassem em uma guerra civil. Assim, em 1979, rebeldes tomaram a capital do país e puseram fim à hegemonia dos cristãos da região sul. Entretanto, comandantes rebeldes permaneceram em conflito constante até Hissène Habré se impor ante seus rivais, mas em 1990 Idriss Déby derrotou-o. Recentemente, oconflito de Darfur no Sudão atravessou a fronteira e gerou o conflito entre Chade e Sudão, com centenas e milhares de refugiados vivendo emacampamentos no leste do país.

Enquanto existem vários partidos políticos ativos no país, o poder recai firmemente nas mãos do presidente Déby e seu partido, o Movimento Patriótico de Salvação. Em abril de 2021 o presidente Idriss Déby foi morto durante uma operação militar contra rebeldes no norte do país, sendo o poder assumido por uma junta militar, na qual o seu filho, o general Mahamat Idriss Déby, ficou com o cargo de chefia. No Chade ainda ocorre violênciapolítica e frequentes golpes de estado. Atualmente, o Chade é um dos países mais pobres e com maior índice de corrupção no mundo. A maioria de sua população vive abaixo da linha de pobreza. Desde 2009, o petróleo passou a ser a maior fonte de exportações no país, ultrapassando a tradicional indústria de algodão.

Outros Serviços

Contrate Aqui os nossos funcionários. Resolva aqui o seu problema de RH e de Gestão na sua empresa,
no seu condomínio, na sua loja, shopping, hotel, pousada, chácara, galpão e indústria.
Translate »
COPYRIGHT © 2018 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS