Elitserv | Historio de Eritreia

Historio de Eritreia

Eritreia

país de África
ሃገረ ኤርትራ (tigrínia)
(Hagere Ertra)
دولة إرتريا (árabe)
(Dawlat Iritriyá)
State of Eritrea (inglês)

Estado da Eritreia
Bandeira da Eritreia
Brasão das Armas da Eritreia
Bandeira Brasão de Armas
Hino nacionalErtra, Ertra, Ertra
Eritreia, Eritreia, Eritreia

Gentílico: Eritreu(eia)
Localização de {{{nome_pt}}}
Capital Asmara
Língua oficial Nenhuma a nível oficial. O árabe,tigrínio e inglêspossuem status de línguas de trabalho.
Governo República presidencialistaunipartidáriaunitária sob umaDitadura totalitária
 – Presidente Isaias Afewerki
Independência da Etiópia
 – Declarada 24 de maio de 1993
Área
 – Total 121.320 km²km² (98.º)
 Fronteira SudãoEtiópia e Jibuti
População
 – Estimativa para 2016 4 954 645[1]hab. (116.º)
 – Censo 2008 5 291 370 hab.
 – Densidade 37 hab./km² (118.º)
PIB (basePPC) Estimativa de 2008
 – Total US$ 3 743 bilhões (155.º)
 – Per capita US$ 747 (173.º)
IDH (2019) 0,459 (180.º) – baixo[2]
Moeda Nakfa (ERN)
Fuso horário TAF (UTC+3)
Org. internacionais BMFMIFlag of the United Nations.svg ONU,UA
Cód. ISO ERI
Cód. Internet .er
Cód. telef. +291
Websitegovernamental http://www.shabait.com
Mapa de {{{nome_pt}}}
¹Línguas de trabalho: tigrínioárabe, einglês

Eritreia (em tigrínia: ኤርትራ Ertrā; emárabe: إرتريا Iritriyā; em inglêsEritrea), oficialmente Estado da Eritreia, é um país localizado no Chifre da África. Sua capital é Asmara. Faz fronteira com oSudão a oeste, a Etiópia a sul, e Djibuti a sudeste. As partes nordeste e leste da Eritreia têm um extenso litoral ao longo do Mar Vermelho, tendo na outra margem a Arábia Saudita e o Iémen. Oarquipélago de Dalaque e várias dasilhas Hanish também fazem parte da Eritreia. O país tem uma área total de 117 600 km². com uma população estimada em cerca de 5 milhões de habitantes. O nome do país é baseado no nome grego para o Mar Vermelho (Eρυθρὰ Θάλασσα Erythra Thalassa), que foi adotado pela primeira vez para aEritreia italiana em 1890.

Eritreia é um país multi-étnico, com nove grupos étnicos reconhecidos em sua população. A maioria dos residentes falam línguas da família afro-asiática, seja das línguas semíticas etíopes ou dos ramos cuchíticos. Entre essas comunidades, os tigríniosconstituem cerca de 55% da população, com o povo tigré constituindo cerca de 30% dos habitantes. Além disso, há várias minorias étnicas nilóticas de fala nilo-saariana. A maioria das pessoas no território adere ao cristianismo ouislamismo.

Reino de Axum, cobrindo grande parte da Eritreia atual e do norte daEtiópia, foi estabelecido durante o primeiro ou o século II[3][4] Adotou ocristianismo em meados do século IV.[5]Nos tempos medievais, grande parte da Eritreia caiu sob o reino de Medri Bahri.

A criação da Eritreia moderna é um resultado da incorporação de reinos e sultanatos independentes e distintos (por exemplo, Medri Bahri e o Sultanato de Aussa) resultando na formação daEritreia italiana. Após a derrota do exército colonial italiano, em 1942, a Eritreia foi administrada pela administração militar britânica até 1952. Após a decisão da Assembleia Geral da ONU, em 1952, a Eritreia teve um governo com um parlamento local em uma federação com a Etiópia por um período de 10 anos. Contudo, em 1962, o governo da Etiópia anulou o parlamento da Eritreia e formalmente anexou a Eritreia. Mas os eritreus que defendiam a completa independência da Eritreia desde a expulsão dos italianos em 1942, anteciparam o que estava por vir e em 1960 organizaram a Frente de Libertação da Eritreia, resultando em uma guerra de independência contra a Etiópia. Em 1991, após 30 anos de luta armada, a população do país votou pela independência da Etiópia em um referendo supervisionado pela ONU, vencendo por uma grande maioria, fazendo com que a Eritreia declarasse oficialmente sua independência e ganhasse reconhecimento absoluto internacional em 24 de maio de 1993.[6]

A Eritreia é um Estado de partido únicono qual eleições legislativas nacionais nunca foram realizadas desde a independência[7] – embora sua Constituição, adotada em 1997, estabeleça que o Estado é uma república presidencialista com uma democracia parlamentar, isto ainda está para ser implementado. De acordo com o governo, isto ocorre devido ao conflito fronteriço com a Etiópia, que teve início em maio de 1998 e permanece até os dias de hoje. Desde sua independência, em 1993, o país nunca teve eleições.[7]De acordo com a Human Rights Watch, o registro de direitos humanos do governo da Eritreia é considerado um dos piores do mundo.[8] O governo da Eritreia rejeitou essas alegações como motivadas politicamente.[9] Junto com os Estados Unidos, a Eritreia é um dos dois únicos países do mundo que cobra impostos de seus cidadãos independentemente de onde residam no mundo.[10] O serviço militar obrigatório requer longos e indefinidos períodos deconscrição, que alguns eritreus deixam o país para evitar.[11] Uma vez que todas as mídias locais são de propriedade estatal, a Eritreia também foi classificada como tendo a segunda menor liberdade de imprensa no Índice de Liberdade de Imprensa, atrás daCoreia do Norte.

A Eritreia é membro da União Africana, das Nações Unidas e da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, e é observadora naLiga Árabe ao lado do BrasilVenezuela,Índia e Turquia.[12]

Outros Serviços

Contrate Aqui os nossos funcionários. Resolva aqui o seu problema de RH e de Gestão na sua empresa,
no seu condomínio, na sua loja, shopping, hotel, pousada, chácara, galpão e indústria.
Translate »
COPYRIGHT © 2018 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS